sábado, 12 de janeiro de 2008

Hoje...

Onde estou hoje...

Hoje é o título de uma música dos Trovante, e por sinal tão bonita como desconhecida da maior parte das pessoas!
Hoje estou aqui, na capital, mas das aldeias... no centro do nosso pequeno mundo!
Cada vez mais sinto que sou uma pequena partícula, infinitamente pequena! Ninguém pense que o mundo gira em redor de si próprio! Para os que pensam assim, faço uma simples pergunta: E se toda a vida deixasse de existir amanhã? O que fariam? Eu sei o que faria...roubava flores! Ideia estúpida! Quando todos os outros pensariam em matar a fome, em procurar a paz, em procurar os braços de quem amam...eu roubaria flores! E porquê? Pela simples razão de que tudo o que é belo não se compra, como não tenho flores...rouba-las-ia! Para quê? Para oferecer a todos os que me fazem mal, porque os que me fazem bem não precisam! Porque se me fazem bem já os conquistei, mesmo que por momentos se afastem, ainda que noutra vida, voltarão até mim! Os que me fazem mal tentaria conquistá-los...já que não o fiz através de actos, tentaria com a forma mais natural que o ser humano tem de expressar um sentimento, oferecer flores! É uma coisa de adolescentes? Talvez também o considere! Mas nós não passamos todos de crianças a brincar aos adultos...e nesse aspecto uns ficam com as coisas más que lhe ensinaram durante essa fase, outros ficam pelo meio termo, bons numas coisas e maus noutras, mas ninguém fica com todas as coisas boas, infelizmente...
Gostamos da nossa pequenez, arranjar alguém bonito para partilhar uma vida, e que vida? De trabalho, de sacrifício, de sei lá mais o quê, uma vida imposta por um modelo de sociedade...de viver, trabalhar e morrer! O resto logo se vê debaixo da terra...ou no céu! Temos é que parecer bons, boas pessoas, senão uma divindade superior qualquer nos castigará no dia do juízo final! Mas não passar do parecer, porque se um dia deixar-mos de parecer e formos mesmo bons com os outros, a própria sociedade ditará o nosso fim!
Ainda bem que o meu horizonte vai para além do que esta sociedade tem como padrão, os bens materiais têm o valor que têm, o trabalho também! Orgulho-me de ser como sou! Sinto-me bem a trabalhar, foi o que escolhi, mas também me sinto bem quando conheço outras pessoas, outras culturas, outras formas de viver! Não é o dizer que disse, não é a velha teoria do que nos vendem os outros, a televisão, a rádio e os jornais, mas sim conhecer, sentir e viver essas pessoas!

Viverei assim!
Não arranjarei nenhum porta-chaves para companhia!
Viverei mesmo assim!
Na utopia!
No sonho!
Viverei sempre assim!
Mas bem comigo mesmo e sempre a roubar flores!

Hoje estou assim...

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje sim dediquei-me a ler tudo, mas mesmo tudo e noto que cada vez reconheço em ti qualidades e mais qualidades, dons e sonhos e uma pessoa única... continua...